Estilo de vida,  Reviews

Sex and the City X The Bold Type X Gossip Girl

Esse texto não é uma crítica ou resenha de nenhuma das três séries. É apenas uma reflexão pessoal sem spoilers. Depois falarei sobre cada uma com alguns detalhes, porque acho muito importante alguns temas abordados. Eu, com meus 32 anos, nunca havia assistido Sex and the City. Decidi assistir em pleno 2024 e fiquei me perguntando como seria assistir uma série passada no ano de 1998 até 2004. Eu imaginava outra narrativa da história da série.

Sex and the City

Na pandemia assisti The Bold Type e terminei ano passado a última temporada. Já Gossip Girl assisti pouco mais de 1 ano. E o que essas história tem em comum?

Tanto Sex and the City quanto The Bold Type se tratam de um grupo de mulheres adultas que querem ser (e são) independentes e amam moda. Esses são apenas os mais básicos motivos comuns entre as duas, pois existem inúmeros outros temas semelhantes. Já Gossip Girl trata de um grupo de mulheres e homens adolescentes no final do colegial e início da faculdade com muitos dilemas da idade, além de também abordar a moda e romances.

Mas por que eu comecei comparando essas três séries? Para dizer o real motivo que decidi assistir Sex and the City. A primeira das três que assisti foi The Bold Type e eu simplesmente AMEI. Sim! É uma das minhas séries preferidas desse gênero. Como dizem por aí é o gênero: “série típica de mulherzinha”. Mas na real não é só uma série bobinha. É uma série que aborda assuntos sérios, mas o principal é a abordagem da carreira profissional das três protagonistas trabalhando em uma revista de moda. Como ela é mais atual acaba abordando sobre o feminismo de forma mais intensa.

Depois de assistir The Bold Type eu fiquei órfã e foi quando decidi encarar as muitas temporadas de Gossip Girl. Não foi difícil gostar e engatar na série já que as brigas, discussões e dilemas te envolve bastante. Além das personagens estarem sempre bem vestidas e a grande maioria ser do Upper East Side, uma das regiões mais badaladas de pessoas com alto padrão de influência. Entre tantas idas e vindas das personagens e muitas trocas de casais eu diria que essa série de bobinha não tem nada.

Depois dessas duas eu precisava encarar novamente mais uma série “longa”, mas com a mesma narrativa de mulheres, moda, dilemas e Nova York. Um dos principais motivos é que eu amo Nova York num grau que não sei explicar. E aí comecei a assistir… e a série é mais uma daquelas nada bobinha.

Sex and the City tem muito mais de sexo do que da cidade (Nova York – apesar das personagens viverem – e amarem – lá). Mas é instigante em como abordam a vida amorosa e sexual sem pudores das mulheres em pleno início dos anos 2000 e ainda mais elas sendo mulheres 30+. Eu assisti episódio atrás de episódio e me impressionava em como muitos dos dilemas abordados com maestria naquela época diz muito sobre como nós mulheres pensamos hoje em dia. Na verdade desde sempre (ou quase sempre) pensávamos assim. A diferença é que naquela época ainda não era tão comum abordar com tanta clareza os dilemas dos romances e da vida sexual das mulheres. Ou será que era comum e eu que não sabia, porque afinal eu nasci em 1992 e em 2004 quando a série acabou eu tinha apenas 12 anos!?

O fato é que em vários momentos eu me questionei sobre o que era falado. Me senti representada por cada uma dessas quatro amigas em inúmeras situações. E se você, mulher, que já viu Sex and the City e também se sentiu no lugar de uma das personagens em algum momento da vida talvez concorde comigo sobre alguns assuntos.

Contudo esse artigo é para fazer uma comparação entre essas três séries de forma mais introdutória. Se você leu esse artigo porque assistiu apenas uma delas ou porque não assistiu nenhuma, mas ainda tem vontade de assistir, vou fazer outro artigo mais completo falando melhor de cada uma sem spoilers e um outro artigo com spoilers. Isso porque quando nós, mulheres, assistimos esse tipo de série a gente só quer falar e debater sobre os assuntos abordados. Sinto que preciso falar… então se você, assim como eu, assistiu recente à essas séries (ou assistiu tem tempo, mas quer falar sobre) junte-se aqui.

Sex and the City

O fato é que comecei a assistir Sex and the City dia 2/04/2024 e hoje quando escrevo e publico esse artigo dia 31/05/2024 eu acabei a 5ª temporada. Me falta ainda a última temporada da série principal e os dois filmes para ter um aval da história da trama (apesar de já saber alguns spoilers). Além disso, tem uma nova série spin-off chamada And Just Like That… que continua a história de apenas três personagens, pois uma atriz teve problemas com a equipe e não participa desse spin-off.

Se você chegou até aqui nesse artigo e não viu Sex and the City, mas tem vontade eu digo: assista!

Li um artigo com 50 curiosidades sobre Sex and the City e deixo aqui para quem já viu (somente, pois contém spoilers). Clique AQUI.

Sex and the City

Apaixonada por viagem e pelo mundo digital. Quero te ajudar a planejar sua viagem para que seja perfeita de acordo com seu estilo. Escrevo dicas de viagem, mas também um pouco sobre o que eu gosto... Meu mundo real!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *